O Ministério da Saúde confirmou nesse domingo (8) o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, trata-se de uma mulher, de 47 anos, que reside em Divinópolis/MG, ela esteve na Itália, retornando à Belo Horizonte na segunda-feira (2). No momento, a paciente apresenta sintomas leves como coriza, mialgia e sensação de mal-estar e encontra-se em isolamento domiciliar.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda disse que está preparada para receber este e novos casos de coronavírus e está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população e realizando vigilância epidemiológica da doença.
Uma coletiva de imprensa foi marcada pela SES para a tarde desta segunda-feira (9) para falar sobre a situação do coronavírus no estado.
O secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo Souza, também convocou uma coletiva para esta segunda-feira (9), quando vai apresentar detalhes das ações no município. Por meio de nota divulgada na noite desse domingo, a pasta municipal informou que a paciente apresentou os primeiros sintomas da COVID-19 no dia 5, fez os exames na capital mineira e voltou para Divinópolis, onde se encontra em quarentena domiciliar.
Com essa atualização subiu para 25 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Os Estados que têm pacientes diagnosticados com a doença são: Alagoas: 1, Bahia: 2, Distrito Federal: 1, Espírito Santo: 1, Minas Gerais: 1, Rio de Janeiro: 3 e São Paulo: 16.
*Com informações: O Tempo e Estado de Minas