Conflitos
16h10 13 Junho 2025
Atualizada em 13/06/2025 às 16h10

EUA deslocam navios de guerra e ativos militares para proteger Israel de retaliação do Irã

Por Redação, O Estado de S. Paulo Fonte: Estadão Conteúdo

O Pentágono está posicionando navios de guerra e outros recursos militares no Oriente Médio para ajudar a proteger Israel e as tropas americanas de uma possível retaliação iraniana aos ataques israelenses das últimas horas, disseram autoridades americanas nesta sexta-feira, 13.

O contratorpedeiro USS Thomas Hudner recebeu ordens para se deslocar para a costa oriental do Mediterrâneo, e um segundo contratorpedeiro deverá segui-lo. A Força Aérea também enviará mais caças para a região.

Segundo o Departamento de Defesa, os ativos militares não devem participar de atividades ofensivas contra o Irã. Autoridades do Pentágono ainda aguardam orientações do presidente Donald Trump e do Conselho de Segurança Nacional para saber como proceder na proteção de alvos israelenses.

O reposicionamento dos contratorpedeiros navais, noticiado primeiramente pela agência de notícias Associated Press, poderia complementar a capacidade de Israel de derrubar mísseis balísticos disparados como parte de uma retaliação iraniana.

Embora autoridades militares americanas tenham dito nesta sexta-feira, 13, que Israel tem boas defesas aéreas, o Irã pode tentar sobrecarregar essas defesas com um ataque coordenado em grande escala.

Em outubro passado, as forças dos Estados Unidos ajudaram Israel a impedir uma grande quantidade de mísseis e drones lançada pelo Irã depois que Israel matou um líder de alto escalão do Hamas durante uma visita ao Irã e, em seguida, assassinou o líder do Hezbollah na Líbia.

Há cerca de 40 mil soldados americanos na região. (COM INFORMAÇÕES DA AP)

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

VEJA TAMBÉM