O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 6, que um acordo sobre Gaza está próximo. "Estamos perto de um acordo sobre Gaza", declarou. "Eu acho que há boas chances de chegarmos a um acordo com o Hamas durante esta semana, relativo a vários dos reféns [prisioneiros do grupo palestino]", disse ele a jornalistas ao embarcar no avião presidencial em Nova Jersey rumo a Washington.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está a caminho de Washington para tratar de um cessar-fogo no território palestino com Trump. Ao mesmo tempo, uma delegação israelense foi a Doha, no Catar, para negociações neste mesmo sentido. Antes de embarcar, Netanyahu disse que há 20 reféns vivos e 30 mortos.
Segundo a Associated Press, uma minuta do acordo de cessar-fogo obtida pela agência propõe 60 dias durante o qual o Hamas entregaria 10 reféns vivos e 18 mortos. Simultaneamente, as forças israelenses se retirariam para uma zona tampão ao longo das fronteiras de Gaza com Israel e Egito, e quantidades significativas de ajuda seriam fornecidas. O documento diz ainda que a ajuda seria distribuída por agências das Nações Unidas e pelo Crescente Vermelho Palestino.