Araxá/MG - Uberlândia/MG
13h16 22 Maio 2021
Atualizada em 23/05/2021 às 19h49

Óvnis foram vistos em Araxá e Uberlândia na “Noite dos discos voadores”, diz pesquisador

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Freepik
Imagem Ilustrativa

A “Noite dos discos voadores” completou na quarta-feira (19) 35 anos. A data ficou marcada na história da aviação e ufologia do país já que poucos dias depois do ocorrido as autoridades brasileiras, em um ato raro, declararam o avistamento de vários óvnis (objetos voadores não identificados) na região de São José dos Campos/SP no Vale do Paraíba e pontos do estado do Rio de Janeiro.

Entretanto, no mês de aniversário do evento o pesquisador em ufologia (que estuda os fenômenos relacionados aos óvnis), Jackson Luiz Camargo revelou que houve mais aparições além dos 21 pontos luminosos vistos e divulgados pela Aeronáutica. De acordo com o ufólogo, que conversou com a reportagem da TV KZ, os objetos sobrevoaram quase todas as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e Goiás. E que houve avistamentos de objetos em Araxá/MG e Uberlândia/MG.

“Pilotos voando na região de Araxá avistaram um objeto luminoso em rota de colisão com o avião. Eles questionaram ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) o que seria aquela luz. O Cindacta não captava nenhum objeto além do avião”, disse Jackson. O pesquisador contou que um dos pilotos de uma companhia aérea brasileira, que fazia a rota Guarulhos/Brasília, relatou que o óvni mudou a trajetória e seguiu em direção à capital do país. A aparição ocorreu na noite de 19 de maio, mesma data dos registros em São Paulo e Rio de Janeiro. Além deste episódio, por coincidência, nessa quinta-feira (20) Jackson encontrou evidências sobre um terceiro piloto que também teria visualizado os objetos na região de Araxá.

Já em Uberlândia, as testemunhas da revoada de UFOs de 1986 estavam em solo e eram moradores da cidade. Segundo Jackson, essas pessoas avistaram várias luzes que fizeram, até mesmo, formação apresentando inteligência.

Na ocasião o ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Moreira Lima, convocou uma coletiva, quatro dias após, para declarar os avistamentos e que os radares captaram os objetos. Em frente aos jornalistas, Brigadeiro relatou que caças da Força Aérea Brasileira decolaram das bases de Santa Cruz no Rio de Janeiro e Anápolis/GO, perseguiram e foram perseguidos pelos óvnis naquela noite. Os militares disseram que uma das aeronaves se preparou para disparo contra um dos objetos, mas que o óvni conseguiu se movimentar e afastar de forma impressionante atingindo uma velocidade incrível de mach 15 que é de 15.000 km/h. O avião mais rápido utilizado pelos homens alcança a máxima de 7.000 km/h.

O ufólogo Jackson contou ainda que os UFOs faziam movimentos bruscos e de zigue-zague. Comportamento que aeronaves terrestres não conseguem repetir mesmo após 35 anos. E que radares captaram óvnis esféricos com até 100 metros de diâmetro. Há relatos de um objeto sobre o mar de Santos/SP de aproximadamente 11 quilômetros.

Até hoje a Aeronáutica não conseguiu explicar o que eram e de onde vieram aqueles objetos. Porém foi um fato marcante e único talvez em todo o mundo.

Obra sobre a "Noite dos discos voadores"

Em comemoração ao aniversário do fenômeno o ufólogo Jackson Luiz Camargo lançou seu livro “A Noite Oficial dos UFOs no Brasil” que conta esses e muitos outros fatos que marcaram a noite de 19 de maio de 1986 e diversas outras aparições que ocorreram nos dias seguintes. O exemplar pode ser adquirido por meio do WhatsApp (41) 9 8893-0383.

Abaixo você pode assistir também a entrevista com Camargo que dá mais detalhes sobre as aparições nas regiões de Araxá, Uberlândia e todo o ocorrido de 19 de maio de 1986.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

Veja abaixo a entrevista com mais detalhes sobre o fato:

VEJA TAMBÉM

Região
Suspeitos de furtos a farmácias em Araxá, Patos de Minas e Patrocínio são presos pela PM; acusados seriam uma quadrilha especializada

O grupo ainda é suspeito de furtos a farmácias em todo o estado de Minas Gerais.

19h17 23 Abril 2024