Campos Altos/MG
12h21 31 Dezembro 2023

13 pessoas são presas pela PM MAmb após crime ambiental em nascente de afluente do Rio Misericórdia, em Campos Altos/MG

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Caminhões e máquinas agrícolas que foram apreendidos pela PM MAmb na zona rural de Campos Altos/MG.

A Polícia de Meio Ambiente (PM MAmb) de Ibiá/MG prendeu 13 pessoas e apreendeu máquinas agrícolas e caminhões nesse sábado (30) em uma propriedade rural no município de Campos Altos/MG. Além disso, quase meio milhão de reais em multas foram aplicados. 

A ação da PM MAmb, segundo apurado pela TV KZ, ocorreu após denúncia sobre máquinas e caminhões que estariam destruindo uma nascente de um afluente do Rio Misericórdia. O caso também repercutiu no WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, onde um produtor gravou vídeos de máquinas trabalhando. O homem, no vídeo, apresentava desespero e pedia ajuda das autoridades pois a água do local era também usada para seu consumo. 

A polícia informou à reportagem que desde às 7h de sábado, antes mesmo da repercussão, estava empenhada na ocorrência, que só foi encerrada às 23h de ontem (30), na Delegacia de Polícia Civil de plantão em Araxá/MG. 

A PM MAmb divulgou que 13 pessoas foram presas em flagrante delito por crime ambiental; 12 veículos foram apreendidos, entre caminhões e máquinas agrícolas; e 13 multas de meio ambiente também foram lavradas, que somadas, chegam ao valor de aproximadamente meio milhão de reais. 

A TV KZ ainda apurou junto à polícia que o grupo que administra a propriedade rural conseguiu a licença para trabalhar no local, porém as prisões, apreensões e multas ocorreram porque a extração do cascalho jogado no local estava irregular. Cerca de 9 mil metros cúbicos de cascalho foram apreendidos. 

Veja abaixo a nota à imprensa emitida pela PM MAmb: 

NOTA À IMPRENSA 

A Polícia de Meio Ambiente de Ibiá/MG, esclarece a população que em decorrência dos vídeos que circularam nas redes sociais na data de ontem (30/12/2023), sobre uma intervenção em área de preservação permanente, fato que ocorreu na zona rural do município de Campos Altos/MG. 

Que desde às 07 horas da data dos fatos, estivemos empenhados nessa ocorrência, que foi encerrada às 23 horas da mesma data, na Delegacia de Polícia Civil de Plantão na cidade Araxá/MG, com os seguintes resultados: 

13 pessoas presas em flagrante delito por crime ambiental; 

12 veículos apreendidos, entre caminhões e máquinas agrícolas; 

13 multas de meio ambiente lavradas, que somadas, chegam ao valor de aproximadamente meio milhão de reais; 

9.000 metros cúbicos de cascalho apreendidos. 

Esclarecemos a população que a nascente onde houve a intervenção ambiental, não é a nascente principal do rio Misericórdia, mas é um dos afluentes desse importante rio para nossa região. 

A Polícia de Meio Ambiente de Ibiá/MG, possui um efetivo de 04 policiais, 01 viatura e é responsável por atender as demandas ambientais em 04 municípios (Ibiá, Pratinha, Campos Altos e Santa Rosa da Serra), os quais possuem uma área territorial de 4.321 km², com uma população de 42.149 pessoas (fonte IBGE). 

POLÍCIA DE MEIO AMBIENTE, 

NOSSA PROFISSÃO, 

SUA VIDA.

Confira a entrevista com o comandante da PM MAmb que realizou a operação:

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM