Campos Altos/MG
07h12 07 Janeiro 2022

Mais uma mulher cai em golpe e perde R$ 2,4 mil após campos-altense ter conta hackeada; vítima reside em Pratinha/MG

Por Priscila Pedroso - TV KZ
© twenty20photos

O golpe da falsa venda pelas redes sociais tem crescido na última semana em Campos Altos/MG. Várias pessoas estão tendo as contas hackeadas e com isso os estelionatários aproveitam para aplicar golpes. Ao menos três pessoas registraram ocorrências junto à Polícia Militar (PM) relatando terem sofrido tentativa de golpe da falsa venda. A TV KZ já havia publicado na terça-feira (4) que uma outra vítima teve prejuízo e posteriormente a reportagem foi procurada por mais uma pessoa que também perdeu dinheiro ao comprar um falso produto anunciado em outro perfil. 

A outra vítima, segundo um familiar que relatou à TV KZ, reside em Pratinha/MG e perdeu cerca de R$ 2.400,00 após tentar comprar um celular de um campos-altense que teve a conta hackeada. O familiar foi ao local informado pelo suposto vendedor para buscar o produto, na cidade de Campos Altos, quando percebeu que a mulher havia caído em um golpe, já que o número da casa informado nem mesmo existia naquele endereço. 

O golpe consiste em invadir a conta de uma pessoa e se passar por ela para utilizar o perfil para vender produtos como celular, móveis, eletrodomésticos, entre outros. No entanto, a vítima não percebe que está falando com um criminoso e em alguns casos acaba caindo no golpe.  

Como evitar cair no golpe  

A falsa venda pelas redes sociais é um tipo de golpe bem elaborado, já que as pessoas são enganadas pelo fato dos golpistas usarem o perfil de uma pessoa conhecida.   

A recomendação é que antes de concluir qualquer transação é preciso entrar em contato com o proprietário do perfil de outra forma, que não seja acessível ao golpista, como mensagem de WhastApp, ligação telefônica ou se possível pessoalmente. Para assim confirmar a autenticidade da história com o dono da conta.  

Também é preciso ficar atento aos dados da chave Pix, já que se tiver no nome de outra pessoa é um forte indício de que se trata de um golpe. Mesmo que o golpista apresente alguma justificativa é preciso desconfiar da situação e verificar a informação com o proprietário do perfil por outro meio de comunicação.  

Outra recomendação é ficar atento quanto ao comportamento do suposto vendedor e ao preço do produto. Nesses casos eles sempre demonstram pressa e usam diversas artimanhas para que a pessoa efetue o pagamento rapidamente.   

Dicas da PM para proteger sua conta  

Com o aumento do golpe na cidade a Polícia Militar divulgou algumas dicas para as pessoas se protegerem. Tenha uma senha forte, com letras maiúsculas, minúsculas e sinais especiais (como exclamação, @, #, entre outros); ative a verificação em duas etapas (dessa forma, o golpista só terá acesso à sua conta se tiver conhecimento da senha e também do seu e-mail ou acesso ao número de verificação enviado via SMS para telefone), jamais compartilhe o código de segurança. Nunca clique em links suspeitos, mesmo que enviados por familiares ou amigos. 

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM

Araxá/MG
Operação Cavalo de Aço: PM intensifica ações para coibir crimes durante festa do peão, em Araxá/MG

A operação ainda busca também desencorajar a prática do "rolezinho", encontros de motociclistas.

11h11 18 Abril 2024