O prefeito de Ibiá/MG, Gillianno Mamão, anunciou, nessa quinta-feira (15), a construção da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. O local escolhido para abrigar a unidade será o Estádio JK. Segundo o Executivo, a iniciativa representa um importante avanço na área da saúde pública, com atendimento especializado disponível 24 horas por dia.
O anúncio foi feito pelo prefeito Gillianno Mamão e contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Afrânio Vilela, do deputado estadual Bosco, além de vereadores e outras lideranças.
Na região do Triângulo Sul, no momento, apenas Uberaba/MG conta com o SAMU, que funciona sob gestão municipal. Com a implantação em Ibiá, o serviço de urgência será fortalecido com estrutura moderna e equipe técnica especializada, proporcionando mais agilidade e segurança nos atendimentos de emergência.
Durante a cerimônia, o ministro José Afrânio Vilela destacou que o serviço representa a concretização de um direito essencial:
“A saúde é fundamental no Estado Democrático de Direito para cumprir uma regra constitucional baseada em princípios fundamentais, e eu vejo que o SAMU vai dar a assistência naquele momento mais grave em que o cidadão necessita antes de ser encaminhado para o hospital”.
Já o deputado estadual Bosco celebrou o momento e agradeceu o empenho do governo de Minas Gerais:
“Quero aqui fazer um agradecimento muito especial ao nosso governador Romeu Zema, ao nosso vice-governador, professor Matheus Simões, que se empenharam muito conosco para que realmente esse momento pudesse chegar e esse grande sonho pudesse se tornar uma realidade”.
De acordo com o prefeito Gillianno Mamão, o projeto da sede do SAMU já está concluído e a licitação da obra já tem data marcada, o que sinaliza que as obras devem começar em breve.