Delta/MG - Uberaba/MG
17h08 12 Setembro 2023

Casal leva explosivo de guerra para casa após encontrar artefato durante pescaria no Rio Grande

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PM - Divulgação
Artefato que estava na residência do casal

Um casal de Uberaba/MG fez uma descoberta inesperada durante uma pescaria no último domingo (10) às margens do Rio Grande, em Delta/MG. Eles encontraram um explosivo de guerra enterrado na área. Inicialmente, sem perceber a gravidade do artefato, o casal decidiu levá-lo para casa. 

Na segunda-feira (11), após suspeitarem que se tratava de uma bomba, a mulher acionou a Polícia Militar (PM). As autoridades, por sua vez, entraram em contato com o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército (BIMec), de Uberlândia/MG, que enviou uma equipe a Uberaba para que o explosivo fosse adequadamente removido. 

A mulher relatou às autoridades que uma parte do explosivo estava visível quando o casal o descobriu. O 36º BIMec, ao analisar o artefato, suspeita que se trata de uma granada de morteiro da Guerra Constitucionalista de 1932, dado que a região onde a bomba foi encontrada foi um dos cenários desse conflito. O Batalhão de Infantaria ressaltou que havia um risco real de explosão do artefato. 

As autoridades reforçaram a importância de que qualquer pessoa que encontre um artefato explosivo deve evitar tocá-lo e, em vez disso, acionar imediatamente os órgãos de segurança competentes para garantir uma remoção segura e apropriada do material. 

Guerra Constitucionalista de 1932 

A Guerra Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução Constitucionalista de 1932, foi um conflito armado ocorrido no Brasil. O movimento teve início em 9 de julho de 1932, em São Paulo, e durou até 2 de outubro do mesmo ano. A principal causa da revolta foi a insatisfação com o governo de Getúlio Vargas, que havia assumido o poder em 1930 e instituído uma série de mudanças políticas e econômicas sem consultar as autoridades estaduais.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM

Ibiá/MG - Pratinha/MG
Carro pega fogo na LMG-827, entre Ibiá/MG e Pratinha/MG

15h20 29 Abril 2024
Araxá/MG
Funcionário tenta assassinar patrão em chácara na BR-262, em Araxá/MG; suspeito foi preso

O homem ainda foi acusado de roubar o patrão e tentar assaltar outra vítima.

14h49 29 Abril 2024