Agronegócios
18h10 04 Maio 2025
Atualizada em 04/05/2025 às 18h10

Demanda por plantas aromáticas e medicinais cresce no Brasil

Por Redação TV KZ

A crescente demanda no Brasil por produtos naturais de origem sustentável tem atraído a atenção do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que está intensificando a divulgação de suas iniciativas. Um dos projetos destacados é o programa de sistemas de produção de plantas aromáticas e medicinais, coordenado pelo Centro de Horticultura do IAC.

Dentre as plantas que estão ganhando novas aplicações, destacam-se lavanda, alecrim, manjericão, gerânio e melaleuca. De acordo com a pesquisadora Eliane Gomes Fabri, a busca por produtos naturais por parte da população tem aumentado, como evidenciado pela crescente popularidade dos tratamentos terapêuticos baseados em óleos essenciais.

O IAC desenvolve cultivos baseados no estudo das espécies que se adaptam melhor a cada região, visando a produção de óleos essenciais. Para isso, a instituição opera uma planta piloto dedicada à extração de produtos a partir de seus bioinsumos.

Eliane ressalta que o IAC já possui produtos voltados para o consumo humano, além de opções para pequenos e grandes animais, abrangendo a agropecuária. O instituto promove esse projeto através de cursos e palestras, realizados em sua unidade localizada em Campinas ou em outras regiões conforme a demanda.

VEJA TAMBÉM