Famosos
14h00 12 Maio 2025
Atualizada em 12/05/2025 às 14h00

Taís Araújo se emociona ao relembrar rejeição como primeira Helena negra de Manoel Carlos

Por Ingrid Rodrigues Fonte: Estadão Conteúdo

Taís Araújo fez história ao ser escalada por Manoel Carlos para interpretar uma de suas protagonistas chamadas Helena - marca registrada do autor - na novela Viver a Vida, exibida em 2009. Foi a primeira vez que uma mulher negra assumiu o papel, mas a recepção do público não foi positiva e entristeceu a atriz.

Em entrevista ao Fantástico no domingo, 11, Taís se emocionou ao lembrar que deixou a França, onde vivia à época, para aceitar o convite no Brasil. O retorno, no entanto, foi marcado por uma enxurrada de críticas.

A mãe de Taís, Mercedes, acompanhou a entrevista e contou como viu de perto o sofrimento da filha. "Eu vi a novela, e eu não achava que estava dando errado, eu achava que ela estava ótima, só que o público não aceitava", relembrou. "O público odiou, e ela chorava. Eu falei: 'você não está fazendo nada errado, está tudo certo. Eu quero que você viva, eu quero você mentalmente boa, sã. Isso é só um trabalho, isso aí vai passar, vai acabar'."

A atriz chorou durante o relato e refletiu sobre o peso daquela fase. "Hoje eu sou mãe... Você ver um filho muito triste é a última coisa que você quer", disse.

Apesar das críticas, a atriz enxerga a personagem como um divisor de águas em sua carreira, bem como na vida de outras mulheres negras. "Helena não foi só um trabalho, foi 'o' trabalho. Não era o fantasma que pintei. Pelo contrário, foi transformadora para muitas mulheres. A quantidade de mulheres que eu encontro e falam: 'Deixei meu cabelo ficar crespo porque te vi na novela'", contou.

A experiência também redefiniu sua forma de atuar. "Depois de Xica da Silva, Helena foi a personagem que ampliou meu olhar artístico. Tive um insight de que precisava botar minha negritude para falar em todas as minhas personagens. Minha carreira é uma antes e outra depois", afirmou Taís, que atualmente dá vida à personagem Raquel no remake de Vale Tudo.

VEJA TAMBÉM