Geral
11h00 30 Abril 2025
Atualizada em 30/04/2025 às 11h00

No RS, casarão de 117 anos resistiu a várias enchentes do Rio Taquari

Por Redação TV KZ Fonte: Agência Brasil

Em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, a forte enchente do ano passado resultou na destruição de centenas de casas, mas um casarão de 117 anos se manteve de pé. Essa construção antiga, localizada no bairro Navegantes, é um símbolo de resistência e perseverança da comunidade local.

O casarão, que abriga o restaurante Casa do Peixe, resistiu à força da correnteza durante os temporais que afetaram mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, causando a maior tragédia climática da história do estado, com 147 mortos e mais de 2,1 milhões de afetados.

No local, além do casarão, destaca-se a bandeira gaúcha, que simboliza a luta e união da população. O ponto gastronômico, dirigido pela mesma família há 70 anos, foi fundado por Solange Oliveira Schneider e seu marido, Darcísio Schneider, e se tornou um exemplo de resiliência.

Segundo Solange, a água atingiu o sótão da casa, mas a estrutura permaneceu firme. Após um longo período de limpeza e organização, o restaurante reabriu suas portas em setembro do ano passado, coincidindo com o início das celebrações da Revolução Farroupilha, um momento significativo para os gaúchos.

Com a reabertura, a Casa do Peixe oferece aos visitantes rodízios de pescados, destacando-se como um dos restaurantes mais antigos da região, sempre em busca de manter as tradições locais.

Enquanto isso, a prefeitura implementa projetos para reconstruir a infraestrutura da cidade, prevendo a construção de 700 novas moradias. Porém, o processo pode levar anos, conforme destaca o prefeito Sidnei Eckert.

Situação atual do município

Em um levantamento recente, foi identificado que cerca de 100 casas devem ser viabilizadas através do programa Compra Assistida, com as demais sendo construídas em novos bairros fora das áreas alagadas. Esses esforços visam melhorar a qualidade de vida da população local e garantir a segurança em futuras ocorrências de enchentes.

O bairro Navegantes, que sofreu severamente, receberá um parque público linear, com pistas de caminhada e ciclovias, visando a revitalização da área e a promoção de lazer e bem-estar para os habitantes.

VEJA TAMBÉM