Onze pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito envolvendo um trem e um ônibus biarticulado em Cabral, bairro de Curitiba, na noite desta terça-feira, 22. O ônibus ficou partido no meio com o impacto da colisão.
De acordo a concessionária da ferrovia, Rumo, o ônibus teria cruzado a passagem em nível do trem no momento em que o comboio se aproximava, "desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança".
O Estadão tenta contato com a empresa de ônibus para ouvir a sua versão dos fatos. As Polícias Militar e Civil do Paraná e a Prefeitura de Curitiba também ainda não responderam à reportagem com informações sobre a ocorrência, nem sobre o estado de saúde das vítimas.
"O maquinista que acionou a buzina, conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista (do ônibus) e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição", disse a Rumo, em nota.
"Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada."
A empresa ferroviária destacou ainda que, de acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vias onde há travessia ferroviária e rodoviária, a preferência de passagem é do trem, contanto que haja sinalização correta.
"É considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212 do Código de Trânsito)", destacou.