A 22ª edição do Mundial de Esportes Aquáticos começou em Cingapura, nesta quinta-feira. O evento, abaixo apenas dos Jogos Olímpicos em importância para as modalidades aquáticas, terá grande participação brasileira, com 51 atletas em disputa. A estreia nacional será na madrugada deste sábado.
Os primeiros brasileiros a competir serão os integrantes da seleção brasileira masculina de polo aquático. A primeira partida será às 2h45 (de Brasília) deste sábado, contra os anfitriões do torneio. Depois, encara os Estados Unidos no sábado (13), às 22h, e o Canadá na segunda-feira (15), também às 22h.
Nas águas abertas, cujas disputas acontecem entre 14 e 19 de julho, o País será representado por nomes de destaque, como a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, maior medalhista brasileira na história do Mundial. Ela soma 16 pódios na competição - sete ouros, duas pratas e sete bronzes. Viviane Jungblut, dona de cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, também integra a delegação.
No masculino, competem Luiz Felipe Loureiro e Matheus Melecchi, campeão da Copa do Mundo Júnior de Águas Abertas em 2024.
Já o nado artístico terá a participação de 11 atletas brasileiros entre os dias 18 e 25 de julho. O mesmo número de competidores está inscrito no salto ornamental, que acontece de 26 de julho a 3 de agosto, e na natação, de 27 de julho a 3 de agosto.
Na história do Mundial, o Brasil já conquistou 51 medalhas - 17 ouros, 15 pratas e 19 bronzes - e ocupa a 15ª colocação no ranking geral. Os Estados Unidos lideram a lista de países com mais conquistas.
Confira o calendário do Mundial de Esportes Aquáticos:
Polo aquático: 10 a 24 de julho
Águas abertas: 14 a 19 de julho
Nado artístico: 18 a 25 de julho
Saltos ornamentais: 26 de julho a 3 de agosto
Natação: 27 de julho a 3 de agosto