Bambuí/MG
15h07 02 Maio 2022

Cerca de 14 mil peixes nativos são soltos no Rio Bambuí

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Divulgação
Momento da soltura dos peixes no Rio Bambuí

Cerca de 14 mil peixes foram soltos no Rio Bambuí, na última semana, através de um convênio de cooperação científica, técnica e educacional entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Este foi o primeiro peixamento no rio localizado na região do Alto São Francisco, no município de Bambuí/MG, o qual é afluente do Rio São Francisco. 

Segundo informações das instituições envolvidas no projeto, foram soltos sete mil alevinos da espécie curimatã pacu e sete mil alevinos da espécie piau verdadeiro. A ação visou a recomposição do estoque pesqueiro e a conservação das espécies existentes, como forma de minimizar os efeitos decorrentes dos diversos processos causados pelo ser humano que interferem e prejudicam a recuperação natural desses animais no ambiente. 

O peixamento contou com a presença de autoridades e empresários do município e de outras cidades da região, entre elas Luz, Patos de Minas, Dores do Indaiá e Córrego Danta. Também estiveram presentes representantes da CODEVASF e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de estudantes e integrantes do Interact Club de Bambuí. 

O projeto foi coordenado pelo servidor do IFMG Campus Bambuí, Arnon Henrique Campos Anésio, e pelo servidor da CODEVASF, Julimar dos Santos Sousa. A ação também teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Bambuí.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM