Um motorista de um caminhão carregado com café foi libertado em uma operação de várias unidades da Polícia Militar de Minas Gerais (PM) na noite dessa terça-feira (12), após ter sido mantido refém durante um assalto, por volta das 19h07, na região de Macaúbas de Baixo, zona rural de Patrocínio/MG. Segundo informações da PM, ele foi levado por criminosos armados que fugiram no caminhão, levando toda a carga. O veículo e a carga foram recuperados.
Uma das vítimas, uma mulher de 35 anos, contou que estava no local quando vários indivíduos, em um automóvel hatch de cor escura, chegaram atirando contra sua caminhonete e anunciaram assalto. Eles roubaram um caminhão e fugiram, levando o motorista como refém.
A partir das informações repassadas, a PM montou uma operação de cerco e bloqueio envolvendo viaturas de Patrocínio, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Douradoquara. O caminhão foi localizado na BR-365, nas proximidades do “Pontilhão”, ainda na região de Patrocínio, mas o condutor do veículo desobedeceu à ordem de parada, dando início a uma perseguição.
Na ação, um suspeito de 24 anos foi preso e um outro suspeito, um adolescente de 16 anos, foi apreendido. Também foi localizada uma arma de fogo, além da recuperação integral do caminhão e da carga de café. O motorista foi libertado.
Pouco depois, os militares encontraram um Honda CR-V incendiado em uma plantação próxima ao local da abordagem. O veículo, com placa adulterada e suspeita de furto dias antes em Patrocínio, teve as chamas controladas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e foi removido ao pátio credenciado.
A PM destacou que a rápida resposta foi decisiva para preservar a vida da vítima e recuperar o patrimônio. A ocorrência faz parte da Operação Safra Segura, que intensifica ações e operações nas áreas rurais durante o período de colheita e beneficiamento do café, com ênfase na segurança do setor produtivo.