Tênis
14h20 25 Julho 2025
Atualizada em 25/07/2025 às 14h20

João Fonseca estreia contra rival do quali e pode cruzar com Zverev na 3ª rodada em Toronto

Por Felipe Rosa Mendes Fonte: Estadão Conteúdo

João Fonseca conheceu nesta sexta-feira o caminho que poderá percorrer na chave do Masters 1000 de Toronto. O tenista brasileiro vai estrear na competição canadense contra um adversário do qualifying, a fase preliminar, ainda não definido. Na terceira rodada, poderá cruzar com o alemão Alexander Zverev, maior favorito ao título.

O futuro oponente de Fonseca será conhecido somente no sábado, ao fim da disputa da fase preliminar. O brasileiro poderá estrear no domingo, primeiro dia de jogos da chave principal, ou na segunda-feira, em horário ainda a ser definido pela organização do torneio canadense.

Atual número 47 do mundo, Fonseca deve enfrentar um adversário de ranking inferior, fora do Top 100. Se confirmar o favoritismo, o brasileiro de 18 anos vai encarar na segunda rodada o italiano Matteo Arnaldi. O 44º do mundo será "bye" na rodada de abertura e estreará direto na segunda rodada. Fonseca nunca enfrentou Arnaldi no circuito.

Numa eventual terceira rodada, o carioca pode vir a cruzar com Zverev, atual número 3 do mundo e primeiro cabeça de chave, devido às ausências do italiano Jannik Sinner e do espanhol Carlos Alcaraz, atuais números 1 e 2 do mundo - ambos desistiram da competição por questões físicas.

Zverev será "bye" na rodada de abertura. Na sequência, enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Benjamin Bonzi e o australiano Adam Walton. Se o confronto se confirmar, será a primeira vez que Fonseca enfrentará um tenista do Top 3 do circuito.

O torneio canadense tem ainda as baixas do sérvio Novak Djokovic e o britânico Jack Draper, 6º e 5º do mundo, respectivamente. No entanto, a lista de cabeças de chave em Toronto tem campeão de Grand Slam (Daniil Medvedev), vice-campeões do mesmo nível (Zverev, Stefanos Tsitsipas, Casper Ruud, Taylor Fritz) e outros tantos que alcançaram semifinais de Major, numa lista que vai de Denis Shapovalov até os americanos Ben Shelton e Frances Tiafoe, passando por Lorenzo Musetti.

VEJA TAMBÉM